sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Conhecimento em campo

Foto retirada de Aula de Campo no CCA

Os alunos da Educação Infantil e do primeiro segmento do Fundamental que estudam no Sistema Educacional Areiense visitaram nesta sexta-feira (09) o setor de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias do Campus II da UFPB para uma aula de campo sobre animais.

Composto de crianças com idade entre 3 e 9 anos, o grupo visitou ambientes de criação de bois, porcos, galinhas e cabras para observar, entre outras coisas, como é feito o manejo destes animais. Os estudantes receberam informações dos funcionários do CCA e conversaram com a estagiária Samara Ribeiro do curso de zootecnia que concluiu o ensino fundamental no Sistema Educacional Areiense.


Os alunos estavam acompanhados pelas professoras Jeanine Félix (5º ano), Maria das Graças (4º ano), Gabriela Barbosa (3º ano), Glauce Mery (2º ano), Glaucia Cruz (1º ano) e Nathália Candido (Educação infantil) que desenvolvem um trabalho de ensino baseado no socioconstrutivismo que visa ampliar os conhecimentos adquiridos em sala de aula com experiências práticas do cotidiano dos alunos através da interação com o meio. O professor, neste processo, atua com mediador.

Com o compromisso de pautar suas aulas em experiências práticas, as professoras intermediaram a fixação do conhecimento que constam dos livros didáticos com a vivência prática fazendo com que os estudantes sintam e pensem o espaço social no qual vivem.

0 comentários:

Postar um comentário