Produção

“Aprender a escrever é, em grande parte, se não principalmente, aprender a encontrar ideias e concactená-las, pois, assim como não é possível dar o que não se tem, não se pode transmitir o que a mente não criou ou não aprovisionou...” (Othon Garcia)

Produção de textos

Esta seção objetiva-se a apresentar alguns aspectos importantes para a produção de textos. O assunto será apresentado em seções, pela necessidade de formação de alguns conceitos.
Um texto é uma trama, e não um amontoado de frases isoladas. O que lhe dá a característica de trama é a forma de redigi-lo.
É preciso:

    * Continuidade dos sentidos na formação dos parágrafos. Observância dos nexos. Esse cuidado de prender ao longo da redação o assunto, chama-se coerência.
    * Há necessidade de coesão, isto é, o uso de palavras especiais ou expressões para evitar a repetição de termos e tornar o texto mais interessante, mais leve. Esses dois aspectos são importantíssimos em qualquer tipo de texto.
    * É necessário que haja coerência com o tipo de texto: os dissertativos argumentativos têm suas características, os narrativos, outras e os descritivos, outras.

Texto dissertativo ou argumentativo

Característica principal do texto dissertativo: ênfase à defesa do ponto de vista, da linha argumentativa.

Procedimentos antes de iniciar um texto dissertativo: posicione-se diante do tema como se ele fosse uma pergunta.
Como fazer:

    * concorda com ele?(em parte ou totalmente)
    * discordância? (em parte ou totalmente)
    * vai tomar um posicionamento para análise?

Elaborando o ponto de vista:

    * reafirme o ponto de vista adotado e reescreva a frase. Esse é o tópico do texto.
    * enumere os argumentos que sustentarão sua tese. (os porquês da sua escolha, o seu conhecimento sobre o assunto)
    * cada argumento tem um ponto alto (idéia núcleo). E cada argumento será um parágrafo.

nota:

O texto inicia-se com uma idéia forte – é o tópico frasal. No meio do texto desenvolve-se os argumentos e no final, conclui-se o assunto, ou concordando ou apresentando novas perspectivas.
O parágrafo na verdade, é um microtexto. Ele também tem um tópico (idéia núcleo), em seguida, os argumentos e fecha com a conclusão. É uma idéia exposta e acabada, isto é, uma informação argumentada. Se preferir pode-se resumir as conclusões das várias idéias no final do texto.
Elaborando o texto

Começando o texto

Escolha dentro do conhecimento da abordagem do tema, o item que mais domina e afirme sua tese. Construa uma frase de introdução sobre a qual serão desenvolvidos os argumentos.
Desenvolvimento dos argumentos

Desenvolva a redação buscando dentro do universo conhecido, argumentos de fontes como: mídia, fatos do cotidiano, dos fatos históricos, atitude das pessoas etc. Considere cada parágrafo como um aspecto argumentativo, lembrando sempre: a cada idéia, uma explicação.  Três, quatro parágrafos, são suficientes.
Conclusão

Conclua o texto, mantendo a coerência com o seu ponto de vista, feche o assunto ou se discordar, apresente uma nova perspectiva.
O que precisa haver em cada parágrafo?

Lembre-se de que o parágrafo pode ser considerado um microtexto. Nele também deve haver uma ideia central, isto é, um argumento e a explicação dele. O fechamento dos argumentos poderão estar nos próprios parágrafos ou resumidos na conclusão do texto.
Um modelo para análise

Observe um parágrafo de um texto jornalístico:

    “Batman” nos fascina há décadas porque é o super-rico que defende os homens comuns. Um espécie de Rockefeller com asas, um bilionário a favor do povo. Onde estão esses bilionários do bem? Salvando a África, abrindo concessões em Doha? Há!Há!”
    (Jornal A Cidade. C.3. 05/08/2008. Arnaldo Jabor)

Tópico frasal: “Batman” nos fascina há décadas porque é o super-rico que defende os homens comuns.

Frase de desenvolvimento: "Um espécie de Rockefeller com asas, um bilionário a favor do povo. Onde estão esses bilionários do bem? Salvando a África, abrindo concessões em Doha?"

Frase de conclusão: "Há!Há!”
Outro exemplo:

    “Na verdade, nada disso tem importância. É apenas um filme; mas é um claro sintoma da inquietante sociedade de que o produziu. (Jornal A Cidade. C.3. 05/08/2008. Arnaldo Jabor)

Tópico frasal: “Na verdade, nada disso tem importância".

Frase de desenvolvimento: "É apenas um filme;"

Frase de conclusão: "mas é um claro sintoma da inquietante sociedade de que o produziu.”

Pode-se afirmar, portanto, que a organização de um texto dissertativo assemelha-se à estrutura de um parágrafo dissertativo, com as seguintes partes:
1. Introdução – apresentação do tópico frasal;
2. Desenvolvimento dos argumentos - fundamentação da idéia núcleo;
3. Conclusão - reafirmação da idéia núcleo.
____________________________________________
http://www.lpeu.com.br/a/Produçãoo-de-textos-apoio-dissertação.html - acesso em 19/03/2011