quarta-feira, 13 de abril de 2011

Última atividade (II) do 1º bimestre

1 – Leia esta tira, de Fernando Gonsales:
a) Observe a fala da bruxa no 1º balão. De acordo com o que foi estudado em sala de aula e quanto à transitividade, o verbo achar é:
(   ) intransitivo                     (   ) indireto                     (x) direto
b) Ainda no 1º balão, o pronome me tem a função de:
(   ) Predicativo do objeto                (   ) Verbo de ligação
(   ) Predicado nominal                     (x) Objeto direto
c) O termo a mais linda de todas se refere ao sujeito ou ao objeto? Objeto
d) – Releia a fala da bruxa no 2º quadrinho. O pronome me e a palavra bonita têm a função sintática de:
a) Me – objeto indireto; bonita – predicativo do sujeito.
b) Me – predicativo do sujeito; bonita – objeto direto.
c) Me – objeto direto; bonita – predicativo do objeto.
d) Me – predicativo do objeto; bonita – predicativo do sujeito.
2 – De acordo com o tipo de texto estudado na Unidade II, podemos afirmar que a tira trata-se de um texto:
a) opinativo          b) narrativo          c) informativo          d) jornalístico
3 – Observe os exemplos para responder as questões I e II.
Exemplo: Devemos obedecer às leis de trânsito. Às leis de trânsito é OI.
I) Classifique e responda segundo o modelo, os complementos nas frases abaixo de acordo com a seguinte legenda:
OD – Objeto Direto       OI – Objeto Indireto       ODI – Objeto Direto e Indireto
a) Prefiro cinema a teatro. Cinema a teatro – ODI
b) Nunca namorei essa garota. Essa garota – OD
c) Obedeça à sinalização! À sinalização – OI
d) Quem queria os doces eram as crianças. Os doces – OD
Exemplo2: Devemos obedecer às leis de trânsito. Obedecer é VTI.
II) Classifique e responda segundo o modelo, os verbos nas frases abaixo de acordo com a seguinte legenda:
VI – Verbo Intransitivo                         VTDI – Verbo Transitivo Direto e Indireto
VTD – Verbo Transitivo Direto             VTI – Verbo Transitivo Indireto
a) Prefiro cinema a teatro. Preferir é VTDI.
b) Nunca namorei essa garota. Namorar é VTD
c) Obedeça à sinalização! Obedecer é VTI
d) Quem queria os doces eram as crianças. Querer é VTD.
4 – Relacione as frases de acordo com o seu complemento.
(I) Objeto Direto               (II) Objeto Indireto                 (III) Objeto Direto e Indireto
(I) Neguei tudo aos impostores. Direto
(I) Eu gosto de ler livros de romance. Direto
(II) Mariana gosta de sorvete. Indireto
(III) Eu entreguei o documento ao diretor. Direto e Indireto
5 – “O objeto direto é o termo que completa o sentido de um verbo transitivo direto”. Qual das frases abaixo não tem objeto direto?
a) Caroline ama a Deus. direto
b) Maria vendia doces. direto
c) Dolly pediu um pouco de silêncio. Direto
d) A avó obedeceu a sua tia. indireto
6 – Na expressão “Comprei um novo aparelho” o trecho em destaque é um complemento do verbo “comprar”, logo é:
a) Objeto indireto             b) Objeto direto e indireto
c) Objeto direto                 d) Nenhuma das respostas
7 – Analise as afirmativas 2º o conteúdo estudado.
IO objeto direto é o termo que completa o sentido de um verbo transitivo indireto.
IIPredicativo atribui ao sujeito ou objeto uma qualidade, estado, ou característica.
IIIO verbo que une uma qualidade ou estado do sujeito é chamado verbo intransitivo.
Estão incorretas:
a) I e II somente               b) I e III somente
c) II e III somente             d) Todas estão corretas
8 – Nas frases abaixo, identifique o objeto direto (OD) e depois o predicativo do objeto (PO).
a) Encontrei Maria cansada. OD = Maria; PO = Cansada.
b) Camila deixou-me chateado. OD = me (eu); PO = chateado.
c) Ninguém o chamava de tolo. OD = o (ele); PO = de tolo.
d) Pediam calma absoluta. OD = calma; PO = absoluta.
9 – Transcreva nas frases apenas os objetos e classifique-os conforme sejam direto ou indireto.
a) Gosto de escrever. de escrever é objeto indireto
b) Dolly obedeceu a sua tia. a sua tia, objeto indireto
c) Os candidatos receberam o prêmio. o prêmio, objeto direto.
d) Juvenal atualizava seus conhecimentos. Seus conhecimentos, objeto direto.
10 – Percepção da Unidade II.
a) Qual é o nome do escritor que trabalhamos na Unidade II? Fale um pouco sobre sua vida literária e cite duas obras dele.
b) Comente o que achou da Unidade II. O assunto era fácil ou difícil? O professor explicou todo o conteúdo ou faltou algo ser estudado? Você prestou atenção nas aulas ou não? O que pode ter tirado sua concentração? Qual assunto mais lhe interessou? Por quê? Qual assunto menos lhe interessou? Por quê?
c) Apresente sugestões para que você e seus colegas possam assimilar melhor os conteúdos que serão estudados nas próximas Unidades.
d) Até o momento, suas notas correspondem ao que você aprendeu na disciplina? Comente.

1 comentários:

Unknown disse...

ola, gostei muito dos exercícios. grata pelo auxilio!

Postar um comentário