quarta-feira, 13 de abril de 2011

Última atividade (III) do 1º bimestre

1 – Leia esta tira, de Fernando Gonsales:
a) Observe a fala da bruxa no 1º balão. De acordo com o que foi estudado em sala de aula e quanto à transitividade, o verbo achar é:
(   ) indireto                     ( x ) direto                     (   ) intransitivo
b) Ainda no 1º balão, o pronome me tem a função de:
a) Predicativo do objeto                b) Objeto direto
c) Predicado nominal                     d) Verbo de ligação
c) O termo a mais linda de todas se refere ao sujeito ou ao objeto? Objeto
d) – Releia a fala da bruxa no 2º quadrinho. O pronome me e a palavra bonita têm a função sintática de:
a) Me – objeto indireto; bonita – predicativo do sujeito.
b) Me – predicativo do objeto; bonita – predicativo do sujeito.
c) Me – predicativo do sujeito; bonita – objeto direto.
d) Me – objeto direto; bonita – predicativo do objeto.
2 – De acordo com o tipo de texto estudado na Unidade II, podemos afirmar que a tira trata-se de um texto:
a) narrativo          b) opinativo          c) informativo          d) jornalístico
3 – Observe os exemplos para responder as questões I e II.
Exemplo1: Devemos obedecer às leis de trânsito. Obedecer é VTI.
I) Classifique e responda segundo o modelo, os verbos nas frases abaixo de acordo com a seguinte legenda:
VI – Verbo Intransitivo                         VTDI – Verbo Transitivo Direto e Indireto
VTD – Verbo Transitivo Direto             VTI – Verbo Transitivo Indireto
a) Obedeça à sinalização! Obedecer é VTI
b) Nunca namorei essa garota. Namorar é VTD
c) Prefiro cinema a teatro. Preferir é VTDI.
d) Quem queria os doces eram as crianças. Querer é VTD.
Exemplo2: Devemos obedecer às leis de trânsito. Às leis de trânsito é OI.
II) Classifique e responda segundo o modelo, os complementos nas frases abaixo de acordo com a seguinte legenda:
OD – Objeto Direto       OI – Objeto Indireto       ODI – Objeto Direto e Indireto
a) Quem queria os doces eram as crianças. Os doces – OD
b) Obedeça à sinalização! À sinalização – OI
c) Nunca namorei essa garota. Essa garota – OD
d) Prefiro cinema a teatro. Cinema a teatro – ODI
4 – Relacione as frases de acordo com o seu complemento.
(I) Objeto Direto               (II) Objeto Indireto                 (III) Objeto Direto e Indireto
(I) Neguei tudo aos impostores. Direto
(II) Mariana gosta de sorvete. Indireto
(I) Eu gosto de ler livros de romance. Direto
(III) Eu entreguei o documento ao diretor. Direto e Indireto
5 – “O objeto direto é o termo que completa o sentido de um verbo transitivo direto”. Qual das frases abaixo não tem objeto direto?
a) Caroline ama a Deus. direto
b) Maria vendia doces. direto
c) Dolly obedeceu a sua tia. indireto
d) A avó pediu um pouco de silêncio. Direto
6 – Na expressão “Comprei um novo aparelho” o trecho em destaque é um complemento do verbo “comprar”, logo é:
a) Objeto direto                     b) Objeto direto e indireto
c) Objeto indireto                  d) Nenhuma das respostas
7 – Analise as afirmativas 2º o conteúdo estudado.
IO objeto direto é o termo que completa o sentido de um verbo transitivo direto.
IIPredicativo atribui ao sujeito ou objeto uma qualidade, estado, ou característica.
IIIO verbo que une uma qualidade ou estado do sujeito é chamado verbo de ligação.
Estão corretas:
a) I e II somente               b) I e III somente
c) II e III somente             d) Todas estão corretas

8 – Nas frases abaixo, identifique o verbo de ligação (VL) e depois o predicativo do sujeito (PS).
a) Maria estava cansada. VL = estava; PS = Cansada.
b) Eles continuam alegres. VL = continuavam; PS = alegres.
c) Ana parecia inconformada. VL = parecia; PS = inconformado.
d) O dia mantinha-se ensolarado. VL = manter; PS = ensolarado.
9 – Transcreva das frases apenas os verbos e classifique-os conforme sejam direto ou indireto.
a) Caroline obedece aos pais. obedece, indireto.
b) Nunca namorei essa garota. namorei, direto
c) Neguei aos impostores. neguei, indireto
d) Eu leio livros de romance. leio, direto
10 – Percepção da Unidade II.
a) Qual é o nome do escritor que trabalhamos na Unidade II? Fale um pouco sobre sua vida literária e cite duas obras dele.
b) Comente o que achou da Unidade II. O assunto era fácil ou difícil? O professor explicou todo o conteúdo ou faltou algo ser estudado? Você prestou atenção nas aulas ou não? O que pode ter tirado sua concentração? Qual assunto mais lhe interessou? Por quê? Qual assunto menos lhe interessou? Por quê?
c) Apresente sugestões para que você e seus colegas possam assimilar melhor os conteúdos que serão estudados nas próximas Unidades.
d) Até o momento, suas notas correspondem com o que você aprendeu na disciplina? Comente.

1 comentários:

mundomatematico disse...

PROVA DE PORTUGUES

Postar um comentário