quarta-feira, 27 de abril de 2011

Comente sobre Clarice Lispector

Querid@s menin@s do 8º ano,

Na unidade de estudo deste bimestre estamos conhecendo melhor a escritora Clarice Lispector, conforme texto já publicado, inclusive, aqui neste blog. Vocês já fizeram pesquisa sobre ela, também. Agora, é o momento de comentar no blog o que achou da escritora.

Faça um comentário sobre o que você sabe dela, os livros que leu, os personagens das suas histórias. Mostre sua visão pessoal sobre o processo criativo de Clarice. Vocês podem se basear pela texto "Uma galinha", trabalhado em sala de aula como introdução ao estudo de Regência Verbal. Não custa nada comentar, uma ou duas linhas, dê sua opinião!

Aproveitamos a oportunidade para lembrar a todos para não esquecer de responder a atividade sobre regência verbal do livro didático que começa na página 96 e que transcrevemos abaixo.

Atividade livro didático págs. 96 e 97

1 - Substitua os verbos destacados pelos verbos dos parênteses. Comente se houve ou não mudança na regência verbal e justifique.

a) O pai concordou com a filha. (discordar)
b) Paula ama Pedro. (simpatizar)
c) Você implica com seu filho. (esquecer / esquecer-se)
d) Jorge gosta carros de corrida. (apreciar)
e) Bete gosta de João. (namorar)
f) Ela chamou o vendedor de lanches. (pagar)

2 - A norma-padrão indica a mudança de sentido de alguns verbos, dependendo de sua regência. Leia e comente o sentido dos verbos a seguir.

a) Ele aspirava o aroma das rosas.
Ele aspirava a um cargo melhor na empresa.
b) Túlio assista ao filme de terror.
Túlio assistiu o colega que estava doente.
c) O jogador de dardos visou o alvo e jogou o primeiro.
A secretária visou o meu boletim.
Todos visam a um futuro bom e feliz.
d) A sua reclamação não procede, portanto não a registratei em nosso livro de reclamações.
O seu nervosismo procede de sua grande preocupação com a prova de matemática.
Depois do roubo da casa, os policiais procederam a um inquérito.

VERIFIQUE SE VOCÊ APRENDEU!

1 - Leia as frases e observe a regência dos verbos referir e falar.

a) Esta é a professora a quem você se referiu?
b) Esta é a professora de quem você falou?

- Agora, em seu caderno, troque o verbo destacado na frase a seguir pelos verbos entre parênteses, fazendo as modificações necessárias.

Este é o rapaz de quem você falou?

(lembrar-se, gostar, simpatizar, recorrer, olhar, crer)

*Os dicionários normalmente trazem as diferentes regências dos verbos; em caso de dúvida, você pode consultá-lo.


2 - Reescreva as frases em seu caderno, substituindo os termos destacados por o(s), a(s), se forem objetos diretos, e por lhe(s) se forem indiretos. Faça as adaptações necessárias.

a) Paguei a dívida ao empresário.
b) Perdoei a ofensa ao meu filho.
c) Ofereci minha ajuda para os desabrigados da enchente.
d) Engreguei o pacote para eles.

3 - No trecho a seguir as preposições (e suas combinações) que introduzem os complementos dos verbos foram substituídas por #. Encontre-as no quadro e reescreva o texto em seu caderno, usando-as nos lugares adequados.

a de à com de a

Ontem assistimos # um filme sobre o corpo humano. A professora informou # classe que havia passagens que poderiam impressionar quem não gosta # cenas com sangue. Avisou # todos; mais de uma vez, disse que até ela tinha se assustado # o filme.
A projeção nem havia começado quando Joana sentiu tonturas e precisou # um copo de água. E ela disse que vai estudar Medicina... Será?


0 comentários:

Postar um comentário