sexta-feira, 15 de abril de 2011

Diretora do Sistema comemora aniversário


Nesta sexta-feira (15) a alegria tomou conta do Sistema Educacional Areiense. Comemoramos mais um aniversário da Diretora Maria das Graças da Silva.

Os alunos ofereceram um café da manhã "reforçado" no qual participaram professores e funcionários além, é claro, de todos os estudantes do turno da manhã.
A sala escolhida para a festança foi a sala do oitavo ano. Entre abraços e sorricos os alunos desta série parabanizaram Graça e ressaltaram o empenho dela na condução da escola.

A festa durou o suficiente para mais uma surpresa: os alunos do nono ano ofertaram um delicioso bolo regado a refrigerante à aniversariante logo após o intervalo das aulas.

Pelas fotos aí abaixo temos uma ideia do que foi esta sexta-feira, tanto que, comentários inevitáveis ouviam-se por todos os cantos, "deveria ser assim todos os dias". E, ninguém estudaria mais!

A idade da querida diretora é algo guardado a sete chaves!










quarta-feira, 13 de abril de 2011

Última atividade (III) do 1º bimestre

1 – Leia esta tira, de Fernando Gonsales:
a) Observe a fala da bruxa no 1º balão. De acordo com o que foi estudado em sala de aula e quanto à transitividade, o verbo achar é:
(   ) indireto                     ( x ) direto                     (   ) intransitivo
b) Ainda no 1º balão, o pronome me tem a função de:
a) Predicativo do objeto                b) Objeto direto
c) Predicado nominal                     d) Verbo de ligação
c) O termo a mais linda de todas se refere ao sujeito ou ao objeto? Objeto
d) – Releia a fala da bruxa no 2º quadrinho. O pronome me e a palavra bonita têm a função sintática de:
a) Me – objeto indireto; bonita – predicativo do sujeito.
b) Me – predicativo do objeto; bonita – predicativo do sujeito.
c) Me – predicativo do sujeito; bonita – objeto direto.
d) Me – objeto direto; bonita – predicativo do objeto.
2 – De acordo com o tipo de texto estudado na Unidade II, podemos afirmar que a tira trata-se de um texto:
a) narrativo          b) opinativo          c) informativo          d) jornalístico
3 – Observe os exemplos para responder as questões I e II.
Exemplo1: Devemos obedecer às leis de trânsito. Obedecer é VTI.
I) Classifique e responda segundo o modelo, os verbos nas frases abaixo de acordo com a seguinte legenda:
VI – Verbo Intransitivo                         VTDI – Verbo Transitivo Direto e Indireto
VTD – Verbo Transitivo Direto             VTI – Verbo Transitivo Indireto
a) Obedeça à sinalização! Obedecer é VTI
b) Nunca namorei essa garota. Namorar é VTD
c) Prefiro cinema a teatro. Preferir é VTDI.
d) Quem queria os doces eram as crianças. Querer é VTD.
Exemplo2: Devemos obedecer às leis de trânsito. Às leis de trânsito é OI.
II) Classifique e responda segundo o modelo, os complementos nas frases abaixo de acordo com a seguinte legenda:
OD – Objeto Direto       OI – Objeto Indireto       ODI – Objeto Direto e Indireto
a) Quem queria os doces eram as crianças. Os doces – OD
b) Obedeça à sinalização! À sinalização – OI
c) Nunca namorei essa garota. Essa garota – OD
d) Prefiro cinema a teatro. Cinema a teatro – ODI
4 – Relacione as frases de acordo com o seu complemento.
(I) Objeto Direto               (II) Objeto Indireto                 (III) Objeto Direto e Indireto
(I) Neguei tudo aos impostores. Direto
(II) Mariana gosta de sorvete. Indireto
(I) Eu gosto de ler livros de romance. Direto
(III) Eu entreguei o documento ao diretor. Direto e Indireto
5 – “O objeto direto é o termo que completa o sentido de um verbo transitivo direto”. Qual das frases abaixo não tem objeto direto?
a) Caroline ama a Deus. direto
b) Maria vendia doces. direto
c) Dolly obedeceu a sua tia. indireto
d) A avó pediu um pouco de silêncio. Direto
6 – Na expressão “Comprei um novo aparelho” o trecho em destaque é um complemento do verbo “comprar”, logo é:
a) Objeto direto                     b) Objeto direto e indireto
c) Objeto indireto                  d) Nenhuma das respostas
7 – Analise as afirmativas 2º o conteúdo estudado.
IO objeto direto é o termo que completa o sentido de um verbo transitivo direto.
IIPredicativo atribui ao sujeito ou objeto uma qualidade, estado, ou característica.
IIIO verbo que une uma qualidade ou estado do sujeito é chamado verbo de ligação.
Estão corretas:
a) I e II somente               b) I e III somente
c) II e III somente             d) Todas estão corretas

8 – Nas frases abaixo, identifique o verbo de ligação (VL) e depois o predicativo do sujeito (PS).
a) Maria estava cansada. VL = estava; PS = Cansada.
b) Eles continuam alegres. VL = continuavam; PS = alegres.
c) Ana parecia inconformada. VL = parecia; PS = inconformado.
d) O dia mantinha-se ensolarado. VL = manter; PS = ensolarado.
9 – Transcreva das frases apenas os verbos e classifique-os conforme sejam direto ou indireto.
a) Caroline obedece aos pais. obedece, indireto.
b) Nunca namorei essa garota. namorei, direto
c) Neguei aos impostores. neguei, indireto
d) Eu leio livros de romance. leio, direto
10 – Percepção da Unidade II.
a) Qual é o nome do escritor que trabalhamos na Unidade II? Fale um pouco sobre sua vida literária e cite duas obras dele.
b) Comente o que achou da Unidade II. O assunto era fácil ou difícil? O professor explicou todo o conteúdo ou faltou algo ser estudado? Você prestou atenção nas aulas ou não? O que pode ter tirado sua concentração? Qual assunto mais lhe interessou? Por quê? Qual assunto menos lhe interessou? Por quê?
c) Apresente sugestões para que você e seus colegas possam assimilar melhor os conteúdos que serão estudados nas próximas Unidades.
d) Até o momento, suas notas correspondem com o que você aprendeu na disciplina? Comente.

Última atividade (II) do 1º bimestre

1 – Leia esta tira, de Fernando Gonsales:
a) Observe a fala da bruxa no 1º balão. De acordo com o que foi estudado em sala de aula e quanto à transitividade, o verbo achar é:
(   ) intransitivo                     (   ) indireto                     (x) direto
b) Ainda no 1º balão, o pronome me tem a função de:
(   ) Predicativo do objeto                (   ) Verbo de ligação
(   ) Predicado nominal                     (x) Objeto direto
c) O termo a mais linda de todas se refere ao sujeito ou ao objeto? Objeto
d) – Releia a fala da bruxa no 2º quadrinho. O pronome me e a palavra bonita têm a função sintática de:
a) Me – objeto indireto; bonita – predicativo do sujeito.
b) Me – predicativo do sujeito; bonita – objeto direto.
c) Me – objeto direto; bonita – predicativo do objeto.
d) Me – predicativo do objeto; bonita – predicativo do sujeito.
2 – De acordo com o tipo de texto estudado na Unidade II, podemos afirmar que a tira trata-se de um texto:
a) opinativo          b) narrativo          c) informativo          d) jornalístico
3 – Observe os exemplos para responder as questões I e II.
Exemplo: Devemos obedecer às leis de trânsito. Às leis de trânsito é OI.
I) Classifique e responda segundo o modelo, os complementos nas frases abaixo de acordo com a seguinte legenda:
OD – Objeto Direto       OI – Objeto Indireto       ODI – Objeto Direto e Indireto
a) Prefiro cinema a teatro. Cinema a teatro – ODI
b) Nunca namorei essa garota. Essa garota – OD
c) Obedeça à sinalização! À sinalização – OI
d) Quem queria os doces eram as crianças. Os doces – OD
Exemplo2: Devemos obedecer às leis de trânsito. Obedecer é VTI.
II) Classifique e responda segundo o modelo, os verbos nas frases abaixo de acordo com a seguinte legenda:
VI – Verbo Intransitivo                         VTDI – Verbo Transitivo Direto e Indireto
VTD – Verbo Transitivo Direto             VTI – Verbo Transitivo Indireto
a) Prefiro cinema a teatro. Preferir é VTDI.
b) Nunca namorei essa garota. Namorar é VTD
c) Obedeça à sinalização! Obedecer é VTI
d) Quem queria os doces eram as crianças. Querer é VTD.
4 – Relacione as frases de acordo com o seu complemento.
(I) Objeto Direto               (II) Objeto Indireto                 (III) Objeto Direto e Indireto
(I) Neguei tudo aos impostores. Direto
(I) Eu gosto de ler livros de romance. Direto
(II) Mariana gosta de sorvete. Indireto
(III) Eu entreguei o documento ao diretor. Direto e Indireto
5 – “O objeto direto é o termo que completa o sentido de um verbo transitivo direto”. Qual das frases abaixo não tem objeto direto?
a) Caroline ama a Deus. direto
b) Maria vendia doces. direto
c) Dolly pediu um pouco de silêncio. Direto
d) A avó obedeceu a sua tia. indireto
6 – Na expressão “Comprei um novo aparelho” o trecho em destaque é um complemento do verbo “comprar”, logo é:
a) Objeto indireto             b) Objeto direto e indireto
c) Objeto direto                 d) Nenhuma das respostas
7 – Analise as afirmativas 2º o conteúdo estudado.
IO objeto direto é o termo que completa o sentido de um verbo transitivo indireto.
IIPredicativo atribui ao sujeito ou objeto uma qualidade, estado, ou característica.
IIIO verbo que une uma qualidade ou estado do sujeito é chamado verbo intransitivo.
Estão incorretas:
a) I e II somente               b) I e III somente
c) II e III somente             d) Todas estão corretas
8 – Nas frases abaixo, identifique o objeto direto (OD) e depois o predicativo do objeto (PO).
a) Encontrei Maria cansada. OD = Maria; PO = Cansada.
b) Camila deixou-me chateado. OD = me (eu); PO = chateado.
c) Ninguém o chamava de tolo. OD = o (ele); PO = de tolo.
d) Pediam calma absoluta. OD = calma; PO = absoluta.
9 – Transcreva nas frases apenas os objetos e classifique-os conforme sejam direto ou indireto.
a) Gosto de escrever. de escrever é objeto indireto
b) Dolly obedeceu a sua tia. a sua tia, objeto indireto
c) Os candidatos receberam o prêmio. o prêmio, objeto direto.
d) Juvenal atualizava seus conhecimentos. Seus conhecimentos, objeto direto.
10 – Percepção da Unidade II.
a) Qual é o nome do escritor que trabalhamos na Unidade II? Fale um pouco sobre sua vida literária e cite duas obras dele.
b) Comente o que achou da Unidade II. O assunto era fácil ou difícil? O professor explicou todo o conteúdo ou faltou algo ser estudado? Você prestou atenção nas aulas ou não? O que pode ter tirado sua concentração? Qual assunto mais lhe interessou? Por quê? Qual assunto menos lhe interessou? Por quê?
c) Apresente sugestões para que você e seus colegas possam assimilar melhor os conteúdos que serão estudados nas próximas Unidades.
d) Até o momento, suas notas correspondem ao que você aprendeu na disciplina? Comente.

Última atividade (I) do 1º bimestre

1 – Leia esta tira, de Fernando Gonsales:
a) Observe a fala da bruxa no 1º balão. De acordo com o que foi estudado em sala de aula e quanto à transitividade, o verbo achar é:
(x) direto                     (   ) indireto                     (   ) intransitivo
b) Ainda no 1º balão, o pronome me tem a função de:
(   ) Predicativo do objeto                 (x) Objeto direto
(   ) Predicado nominal                     (   ) Verbo de ligação
c) O termo a mais linda de todas se refere ao sujeito ou ao objeto? Objeto
d) – Releia a fala da bruxa no 2º quadrinho. O pronome me e a palavra bonita têm a função sintática de:
a) Me – objeto indireto; bonita – predicativo do sujeito.
b) Me – objeto direto; bonita – predicativo do objeto.
c) Me – predicativo do sujeito; bonita – objeto direto.
d) Me – predicativo do objeto; bonita – predicativo do sujeito.
2 – De acordo com o tipo de texto estudado na Unidade II, podemos afirmar que a tira trata-se de um texto:
a) narrativo          b) opinativo          c) informativo          d) jornalístico
3 – Observe os exemplos para responder as questões I e II.
Exemplo1: Devemos obedecer às leis de trânsito. Obedecer é VTI.
I) Classifique e responda segundo o modelo, os verbos nas frases abaixo de acordo com a seguinte legenda:
VI – Verbo Intransitivo                         VTDI – Verbo Transitivo Direto e Indireto
VTD – Verbo Transitivo Direto             VTI – Verbo Transitivo Indireto
a) Prefiro cinema a teatro. Preferir é VTDI.
b) Nunca namorei essa garota. Namorar é VTD
c) Obedeça à sinalização! Obedecer é VTI
d) Quem queria os doces eram as crianças. Querer é VTD.
Exemplo2: Devemos obedecer às leis de trânsito. Às leis de trânsito é OI.
II) Classifique e responda segundo o modelo, os complementos nas frases abaixo de acordo com a seguinte legenda:
OD – Objeto Direto       OI – Objeto Indireto       ODI – Objeto Direto e Indireto
a) Prefiro cinema a teatro. Cinema a teatro é ODI
b) Nunca namorei essa garota. Essa garota é OD
c) Obedeça à sinalização! À sinalização é OI
d) Quem queria os doces eram as crianças. Os doces é OD
4 – Relacione as frases de acordo com o seu complemento.
(I) Objeto Direto               (II) Objeto Indireto                 (III) Objeto Direto e Indireto
(I) Neguei tudo aos impostores.
(II) Mariana gosta de sorvete.
(I) Eu gosto de ler livros de romance.
(III) Eu entreguei o documento ao diretor.
5 – O objeto direto é o termo que completa o sentido de um verbo transitivo direto. Qual das frases abaixo não tem objeto direto?
a) Caroline ama a Deus. (direto)
b) Maria vendia doces. (direto)
c) Dolly obedeceu a sua tia. (indireto)
d) A avó pediu um pouco de silêncio. (direto)
6 – Na expressão “Comprei um novo aparelho” o trecho em destaque é um complemento do verbo “comprar”, logo é:
a) Objeto direto                     b) Objeto direto e indireto
c) Objeto indireto                  d) Nenhuma das respostas
7 – Analise as afirmativas 2º o conteúdo estudado.
IO objeto direto é o termo que completa o sentido de um verbo transitivo indireto.
IIPredicativo atribui ao sujeito ou objeto uma qualidade, estado, ou característica.
IIIO verbo que une uma qualidade ou estado do sujeito é chamado verbo de ligação.
Estão corretas:
a) I e II somente               b) I e III somente
c) II e III somente             d) Todas estão corretas
8 – Nas frases abaixo, identifique o objeto direto (OD) e depois o predicativo do objeto (PO).
a) Encontrei Maria cansada. OD = Maria; PO = Cansada.
b) Camila deixou-me chateado. OD = me (eu); PO = chateado.
c) Ninguém o chamava de tolo. OD = o (ele); PO = de tolo.
d) Todos julgavam-no culpado. OD = no (ele); PO = culpado.
9 – Transcreva das frases apenas os objetos e classifique-os conforme sejam direto ou indireto.
a) Caroline obedece aos pais. aos pais, objeto indireto.
b) Neguei tudo. Tudo, objeto direto
c) Neguei aos impostores. aos impostores, objeto indireto
d) Ele ama a Deus. a Deus, um objeto direto
10 – Percepção da Unidade II.
a) Qual é o nome do escritor que trabalhamos na Unidade II? Fale um pouco sobre sua vida literária e cite duas obras dele.
b) Comente o que achou da Unidade II. O assunto era fácil ou difícil? O professor explicou todo o conteúdo ou faltou algo ser estudado? Você prestou atenção nas aulas ou não? O que pode ter tirado sua concentração? Qual assunto mais lhe interessou? Por quê? Qual assunto menos lhe interessou? Por quê?
c) Apresente sugestões para que você e seus colegas possam assimilar melhor os conteúdos que serão estudados nas próximas Unidades.
d) Até o momento, suas notas correspondem com o que você aprendeu na disciplina? Comente.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Verbos transitivos e seus objetos

Atividade sobre complementos verbais
Concluímos nesta segunda-feira (04/04) a primeira parte da segunda nota do 1º bimestre da disciplina de Português na turma do 8º ano do Sistema Educacional Areiense.

Trabalhamos com os alunos os verbos transitos (direito e indireto), os intransitivos e os verbos de ligação.

Apresentamos uma síntese do que será "cobrado" na atividade do dia 13 de abril, quando faremos a complementação do bimestre.

A seguir a íntegra do conteúdo apresentado hoje aos alunos, os exercícios resolvidos e explicados para que possam estudar e fixar os conhecimentos adquiridos na Unidade II do Livro Ponto de Encontro, especialmente no que se refere a gramática.

Complemento verbal

Os complementos verbais completam o sentido dos verbos transitivos. Estes complementos podem ligar-se ao verbo através de uma preposição ou sem o auxílio dela. Quando há necessidade de preposição, o objeto é dito indireto; quando ela não é necessária, o objeto é dito direto. Alguns verbos podem aceitar ao mesmo tempo um objeto direto e outro indireto.

Em alguns casos, por questões de estilo, adiciona-se uma preposição ao objeto direto. Neste caso o objeto direto é dito preposicionado.

Exemplo: Aviões possuem asas. asas é o objeto direto do verbo possuir.

Objeto direto

Objeto direto é o termo da oração que completa o sentido de um verbo transitivo direto. O objeto direto liga-se ao verbo sem o auxílio de uma preposição. Indica o paciente, o alvo ou o elemento sobre o qual recai a ação.

Identificamos o Objeto direto quando perguntamos ao verbo: "quem" ou "o quê".

Exemplo: Vós admirais os companheiros.

Perguntamos, Vós admirais o quê?  A resposta é 'os companheiros', que é o objeto direto.

Objeto direto preposicionado

Há casos, no entanto, que um verbo transitivo direto aparece seguido de preposição, que, por sua vez, precede o objeto direto. Nesses casos temos o chamado objeto direto preposicionado.

Exemplo: Vós tomais do vinho.

Esta construção se faz da contração de termos como: Vós tomais "parte" do vinho.

• O objeto direto é obrigatoriamente preposicionado quando expresso:
• por pronome pessoal oblíquo tônico;
• pelo pronome relativo "quem", de antecedente claro;
• por pronome átono e substantivo coordenados.

Objeto indireto

O objeto indireto é o termo da oração que completa um verbo transitivo indireto, sendo obrigatoriamente precedido de preposição. Identificamos o Objeto indireto, quando perguntamos ao verbo: "a quem" ou "a quê". A resposta será o Objeto indireto.

Objeto indireto reflexivo

O objeto indireto reflexivo é o objeto indireto que indica a reflexão da ação do sujeito.

Exemplo: O dono da casa deu-se o prazer de uma torta.

Exercício

Classifique os objetos a seguir em direto e/ou indireto e preposicionado, conforme o caso.

1 – Caroline obedece aos pais.
(Caroline obedece a quem? Resposta: aos pais, Objeto Indireto.)
2 – Neguei tudo aos impostores.
(tudo é objeto direto e; aos impostores é objeto indireto do verbo negar).
3 – Mariana obedeceu a sua avó.
( Mariana obedeceu a quem? Resposta: a sua avó, Objeto Indireto.)
4 – Maria vendia doces.
(Perguntamos: Maria vendia o quê? A resposta é 'doces', que é o objeto direto.)
5 – Ele ama a Deus.
(a Deus é um objeto direto preposicionado. Observe que o verbo amar não exige a preposição.)
6 – Dolly obedeceu a sua tia.
(O Dolly obedeceu a quem? Resposta: a sua tia, Objeto Indireto.)
7 – Beiçada respeita aos pais.
(Beiçada respeita a quem? Resposta: aos pais, Objeto Indireto.)
8 – A avó pediu um pouco de silêncio.
("um pouco de silêncio " é um objeto direto e " pediu" é verbo.)
9 – Beiçada, o thola obedeceu a Henrique.
(Beiçada obedeceu a quem? Resposta: a Henrique, Objeto Indireto.)
10 – Nós amamos o cabelo da Gyselle.
(Perguntamos: nós amamos o quê? A resposta é 'o cabelo da Gyselle ', que é o objeto direto da oração.)
11 – Gosto de escrever.
(de escrever é objeto indireto do verbo gostar.)
12 – Ivano ama Hortência.
(Perguntamos: Ivano ama quem? A resposta é 'Hortência', que é o objeto direto.)

Classifique os verbos das orações seguintes em transito direto e/ou indireto, intransitivo ou de ligação.

a) Juvenal atualizava seus conhecimentos. (Transitivo direto.)
b) O cão desapareceu na planície vazia. (Transitivo indireto.)
c) Os meninos estavam nervosos. (Verbo de ligação.)
d) Ofereceram o cargo ao deputado. (Verbo transitivo direto e indireto.)
e) Aqueles soldados não confiam em seus superiores. (Verbo transitivo indireto.)
f) A noite chegou. (Verbo intransitivo.)
g) A noite chegou inesperadamente. (Verbo intransitivo.)
h) A noite chegou fria. (Verbo intransitivo.)
i) Os candidatos receberam o prêmio. (Verbo transitivo direto.)
j) Fatos estranhos sucederam naquela noite. (Verbo intransitivo.)

Escreva um texto opinativo sobre um dos assuntos a seguir:
1 – Bullying
2 – Leitura
3 – Lazer
4 – Internet
5 – Televisão
6 – Meio-ambiente
7 – Esporte
8 – Amizade
9 – Namoro

OBS: o texto deve ter até 15 linhas com sua opinião sobre um dos temas, mas lembre-se de apresentar os fatos, argumentar, tentar convencer, dar exemplos e justificar sua opinião.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.