sábado, 19 de março de 2011

Verbos e seus complemetos

Alô meninos e meninas, a 1ª atividade de composição da 2ª nota do 1º bimestre já está disponível. Vocês podem respondê-las e enviar para o meu email. Caso ainda não tenha o email, me procurar na escola após a aula ou pedir a algum colega que o tenha.

Esta atividade aborda o conteúdo de verbos e seus complementos. Há, ainda, a parte de interpretação de texto. Não deixem de fazer. Lembrando a cópia impressa com esta atividade será disponibilizada para os alunos que optarem responder no papel.

1ª Atividade de composição da 2ª nota do 1º bimestre

Q-01 – Sabendo que verbo transitivo é o verbo que necessita de complemento para completar o seu sentido assinale a alternativa que analisa corretamente os verbos. (2,0)

“Thales atirou contra a parede e os alunos arrumaram. O diretor observou. Por fim, sacou, acenou e saiu. Caricia.”

a) É possível compreender o trecho acima? Por quê?
b) O sentido dos verbos destacados está completo ou não?
c) Agora, leia o trecho completo, comparando-o à primeira versão que você leu:

“Thales atirou os livros contra a parede e os alunos arrumaram as mochilas nas cadeiras. O diretor observou os móveis quebrados, os livros e o quadro negro. Por fim, sacou a caneta, acenou e saiu. Caricia de calma.”

É possível compreender plenamente os sentidos pretendidos pelo autor? Isso acontece por quê?

d) Por precisarem de complemento como são chamados os verbos: atirou, arrumaram, observou, sacou e caricia?

Q-02 – Em “Por fim, sacou a caneta, acenou e saiu.”, os verbos em destaque precisam de complemento? (1,0)

Q-03 – Você se lembra do nome que é dado aos verbos que não precisam de complemento? (1,0)

Q-04 – No trecho “Por fim, sacou a caneta, acenou e saiu. Caricia de calma”. (1,0)

a) Quais verbos são transitivos?
b) Explique a diferença entre as formas de se ligarem aos seus complementos dos verbos sacar e carecer.
c) A qual conjugação pertence os verbos sacar, acenar e atirar?

Q-05 – Os termos que complementam os verbos transitivos para dar-lhes sentido são: (0,5)

(A) Objeto direto e Objeto indireto.
(B) Predicado e sujeito.
(C) Objeto transitivo e Objeto intransitivo.
(D) Predicado verbal e Predicado nominal.

Q-06 – Leia: “O professor terminou a aula na hora marcada”. (1,5)

a) O verbo terminar é intransitivo ou transitivo? Explique.
b) Se compararmos o verbo carecer da Q-04, e o verbo terminar da Q-06, notamos uma diferença entre eles. Explique essa diferença.
c) Nas orações “Os reis encomendam os exércitos aos generais” e “Os telhados sugam os suores dos cavaleiros”, quantos e quais são os complementos dos verbos encomendar e sugar?
d) Qual a diferença entre os dois complementos exigidos pelos verbos terminar, encomendar e sugar?

Q-07 – As preposições fazem a “ponte” entre o verbo e o seu respectivo: (0,5)

(a) Objeto direto                               (b) Objeto indireto
(c) Complemento verbal                    (d) Complemento nominal

Q-08 – Classifique o predicado. (1,0)

a) Rômulo está ausente.
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b) O menino dormia satisfeito.
_______________________________________________________
c) O diretor não consegue falar alto.
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d) No Domingo, fiquei em casa.
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e) Nesta terra, não se vive.
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Q-09 – Em "Os olhos não estavam bem fechados.", o predicado é nominal, por quê? (0,5)

a) O seu núcleo é um nome.
b) O seu núcleo é verbo intransitivo.
c) O seu núcleo é um verbo de ligação.
d) O núcleo nada tem a ver com o tipo do predicado.

Q-10 – Preencha os espaços, segundo a legenda: (1,0)

OIObjeto Indireto                         OD Objeto Direto

01. A moça não resistiu ao beijo. ______________
02. O jovem não gosta de música. ______________
03. Desejo-te _________ boa viagem. ______________
04. A Leitura amplia a cultura. _____________________
05. Que lhe ______________ importa o meu ar ______________
06. Não duvides das verdades divinas. ______________.
07. Ele os ______________ ensinou a fazer pipas. ______________.
08. Daremos apoio ______________ ao rapaz ______________
09. Esse garoto desconfia de todos. ______________
10. O CO2 prejudica o meio ambiente ______________

Viagem de bonde – Por Rachel de Queiroz


Era o bonde Engenho de Dentro, ali na Praça Quinze. Vinha cheio, mas como diz, empurrando sempre encaixa.

[...] Assim mesmo, e isso prova bem a favor da elasticidade dos corpos gordos, ela conseguiu se insinuar, ou antes, encaixar. E tratava de acomodar-se gingando os ombros e os quadris à direita e à esquerda, quando o bonde parou em outro poste, o soldado repetiu o tal slogan do encaixe, e foi subindo — logo quem! — uma baiana dos seus noventa quilos, e mais uma bolsa que continha o fogareiro, a lata dos doces, o banquinho e o tabuleiro. E esqueci de dizer que junto com ela ainda vinha uma cunhãzinha esperta que era um saci, que se insinuou pelas pernas do pessoal e acabou cavando um lugarzinho sentada, na beirinha do banco, ao lado de uma moça carregada de embrulhos e que assim mesmo teve o coração de arrumar a garota. Também o diabo da pequena conquistava qualquer um, com aquele olho preto enviesado, o riso largo de dente na muda.
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http://www.releituras.com/i_bira_racheldequeiroz.asp - acesso em 03/03/11

Q-11 – O trecho “Vinha cheio, mas como diz, empurrando sempre encaixa” (1ºparágrafo) pode ser comparado a:

a) Coração de mãe é sempre sofredor.
b) Em briga de mulher ninguém mete a colher.
c) Como coração de mãe, sempre cabe mais um.
d) Quem conta um conto aumenta um ponto.

Q-12 – Quais eram os utensílios e objetos que “uma baiana de seus noventa quilos”, transportava na bolsa, segundo o texto?
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Q-13 – Em sua opinião, a palavra “cunhãzinha” se refere a:

a) uma mulher jovem.
b) um saci.
c) uma bolsa.
d) um lugarzinho.

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