quinta-feira, 3 de março de 2011

Professor: ensinar e aprender!

A ideia de colocar parte das atividades das aulas de português (gramática, interpretação e literatura) neste blog surgiu da necessidade de alocar parte do tempo gasto pelos alunos em "improdutividades" na utilização da internet, por exemplo, em um ambiente do dia a dia deles.

Aqui eles poderão discutir, participar e interagir com os conteúdos abordados e produzidos pois entendemos a função do professor como a responsabilidade de, além ensinar, produzir e passar conhecimento, também aprender com os alunos. Assim seja!

A seguir a atividade que serviu como base para a composição da 1ª nota do 1ª bimestre. Trata-se do conteúdo da Unidade I do livro Ponto de Encontro. Nesta unidade trabalhamos a revisão de sujeito e predicado além dos conceitos de Narrativa e Entrevista Jornalística. O autor estudado foi Jorge Amado.

Também foram produzidos textos que estarão "encartados" nos próximos posts. Por hora fiquemos com a atividade:

Cacau – Jorge Amado (com adaptações)


Partíamos pela manhã com as compridas varas, no alto das quais uma pequena foice brilhava ao sol. E nos internávamos cacauais adentro para a colheita. Na roça que fora de João Evangelista, uma das melhores da fazenda, trabalhava um grupo grande. Eu, Honório, Nilo, Valentim e uns seis mais, colhíamos. Magnólia, a velha Júlia, Simeão, Rita, João Grilo e outros juntavam e partiam os cocos. Ficavam aqueles montes de caroços brancos de onde o mel escorria. Nós da colheita nos afastávamos uns dos outros e mal trocávamos algumas palavras. Os da juntagem conversavam e riam. A tropa de cacau mole chegava e enchia os cacauais. O cacau era levado para o cocho para os três dias de fermento. Nós tínhamos que dançar sobre os caroços pegajosos e o mel aderia aos nossos pés. Mel que resistia aos banhos e ao sabão massa. Depois, livre do mel, o cacau secava ao sol, estendido nas barcaças. Ali também dançávamos sobre ele e cantávamos. Os nossos pés ficavam espalhados, os dedos abertos. No fim de oito dias os caroços de cacau estavam negros e cheiravam a chocolate. Antônio Barriguinha, então, conduzia sacos e mais sacos para Pirangi, tropas de quarenta e cinqüenta burros. A maioria dos alugados e empreiteiros só conhecia do chocolate aquele cheiro parecido que o cacau tem.
____________________________________________
(Cacau, 1933.) – extraído de http://www.paralerepensar.com.br/j_amado_textos.htm - acesso em 01/03/2011

1) Segundo o texto, nos cacauais os trabalhadores se dividiam em grupos. Quais eram esses grupos e qual a função de cada um? (1,0)

2) O cacau é a matéria-prima da produção de chocolate. De acordo com o texto, os trabalhadores comiam chocolate todos os dias ou não? Retire do texto um trecho que comprove sua resposta. (1,0)

3) Por que, o texto tem esse título? (1,0)

4) Marque a resposta correta. O texto “Cacau” está escrito em forma de: (1,0)

(a) Narrativa                                (b) Crônica                                (c) Entrevista
(d) Conto                                (e) Redação

5) Obedecendo aos conceitos sobre entrevista estudados nesta unidade, elabore uma entrevista usando o nome de algum personagem do texto sobre a colheita do cacau. (05 perguntas). (2,0)

6) “Ficavam espalhados, os dedos abertos”. Podemos afirmar que o sujeito e predicado da frase são, respectivamente: (1,0)

(a) indeterminado e verbo-nominal
(b) oculto e verbo-nominal
(c) simples e nominal
(d) composto e verbal
(e) oração sem sujeito e verbal

7) Associe corretamente os conceitos. (1,0)

A – declara algo sobre o sujeito
B – expressa uma ação referente ao sujeito.
C – o núcleo indica uma qualidade do sujeito.
D – apresenta dois núcleos: ação e qualidade.
E – é o elemento do qual se faz uma declaração.

( ) sujeito
( ) predicado
( ) predicado verbal
( ) predicado verbo-nominal
( ) predicado nominal

8) Classifique os sujeitos nas frases a seguir. (1,0)

a) Juntavam e partiam os cocos.
b) Nós tínhamos que dançar sobre os caroços pegajosos.
c) O cacau era levado para o cocho para os três dias de fermento.
d) Eu, Honório, Nilo, Valentim e uns seis mais, colhíamos.
e) Ali também dançávamos sobre ele e cantávamos.

9) Identifique e Classifique o Predicado: (1,0)

a) Trovejou muito.
b) Ele criou um bom enredo para a história.
c) Jovens optam por uma vida mais saudável.
d) O eclipse total do sol começa às oito horas.
e) O cão uivava triste ao luar.
f) Nesse instante um forte trovão abalou os ares.
g) A História é a mestra da vida.
h) Os caminhões vinham carregados de trigo.
i) Jorge aceitou o trato.
j) Belíssimo realmente é o seu apartamento.
l) As doenças e as guerras ceifam milhares de vidas.

0 comentários:

Postar um comentário